Blog do Núcleo de Audiovisual de Santana do Livramento/RS

7 de maio de 2010

O Concurso Escolar de Vídeo de Celular



No ano de 2009, a Secretária Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, de Santana do Livramento, promoveu o I Concurso Escolar de Vídeos em Celular - Santana do Livramento: 200 anos.
A proposta era que os alunos das escolas da cidade se mobilizassem na gravação de vídeos feitos com o celular, onde mostrassem e contassem um pouco da história de 10 pontos culturais e turisticos da cidade.
Foram recebidos um total de 22 vídeos, produzidos pelos alunos com o celular. Um grupo de jurados, julgou os vídeos enviados e os autores dos 10 melhores vídeos foram selecionados para participar de uma Oficina de Audiovisual, que seria o "pontapé" inicial para a criação do NAS.
A revelação do resultado do Concurso, aconteceu no dia 28 de Agosto, nas dependencias do Cinema Internacional, onde foi anunciado como vencedor o vídeo do aluno Carlos Augusto Nascimento Nunes, da E.E.E.M. Nossa Senhora do Livramento, que foi contemplado com uma viagem para a Bienal do Mercosul, assim como o 2º e o 3º lugar do Concurso.

No dia da divulgação do vencedor, no Cinema Internacional

Os ganhadores da viagem para a Bienal

O que é o Núcleo de Audiovisual Santanense?



O Núcleo de Audiovisual Santanense, ou NAS, é composto por um grupo de pessoas que se uniram com a proposta de criar um núcleo que incentive e promova atividades na área de cinema e audiovisual na cidade de Santana do Livramento/RS.

Os objetivos do NAS são:
I) Promover e apoiar o desenvolvimento de atividades cinematográficas e audiovisuais;
II) Realizar pesquisas e estudos sobre os meios audiovisuais;
III) Promover trocas de experiências entre profissionais de audiovisual e comunidade;
IV) Promover e incentivar concursos e festivais de cinema e audiovisual;
V) Elaborar e produzir projetos audiovisuais;
VI) Incentivar a participação da comunidade em projetos e eventos que envolvam a área cinematográfica;